sapato
Descubra qual é seu Estilo!
Responda a um Teste de Estilo Rápido e descubra agora quais são os estilos que compõem a sua imagem pessoal.
Faça o teste e descubra agora!
oculos escuros
Fechar
teste de estilo

Penteados: Descubra penteados perfeitos para o seu estilo e várias ocasiões!

Esse post é única e exclusivamente dedicado ao universo dos penteados!

Não é atoa que, na Grécia Antiga, os cabelos eram vistos como um símbolo sagrado. Afrodite, a deusa grega do amor, cobria seu corpo com seus longos cabelos louros. Já Sansão, juiz de Israel, dispunha de poderes inimagináveis por causa de sua cabeleira.

As madeixas não só compõem a forma do nosso rosto, mas também contam a nossa história e são uma forma de expressão. É por isso que o visagismo trabalha a linguagem visual (harmônica e estética) através de cortes de cabelo e de penteados ousados.

Surgiu aquela ocasião especial e você não sabe quais penteados combinam com o seu look?

Neste post vamos te mostrar diversas inspirações diferentes de penteados para você escolher aquele perfeito para sua ocasião! Vem com a gente! =)

Faça o teste

Antes de começar a ver nossas sugestões de penteados por estilo e por ocasião, que tal fazer seu Teste de Estilo? Você irá entender mais nossas dicas sabendo qual é seu estilo predominante e quais são seus estilos secundários.

Penteados simples

Vamos começar do começo? Se você é dessas que prefere um visual mais natural, sem tanta produção e com um cabelo mais simples, vai amar essas sugestões

Nossa primeira inspiração de penteado simples é o semi preso ou princesa. Atemporal e clássico, este penteado é perfeito para festas de dia ou até mesmo na praia!

penteados simples

Se você curte algo simples e natural, mas quer investir em um penteado moderno, o half pony é a opção perfeita para você! As fashionistas de plantão vão amar!

penteados half pony

Já o visual podrinho é um dos favoritos das blogueiras e influencers.

É super simples de fazer e te deixa estilosa sem muito esforço. Basta soltar alguns fios do seu coque ou rabo.

coque podrinho

É possível complementar o visual e torná-lo mais fashion adicionando alguns acessórios como tiaras e presilhas, que foram uma grande tendência de verão de 2020.

Penteados fáceis

Tem um casamento ou formatura fora da sua cidade e precisa se arrumar sozinha? A gente garante que você consegue fazer estes penteados com um simples tutorial para te auxiliar!

A primeira inspiração é o rabo de cavalo. Deixe uma mecha do cabelo para fora para dar acabamento no seu rabo e sele a mecha com o spray fixador. Muito fácil!

penteados faceis

Outra opção de penteado lindo e prático para você se arrumar sozinha é o coque donut. Você faz com aquela esponja super fácil de comprar e que ajuda demais a deixar o penteado firme e certinho! Vale a pena o investimento! =)

penteado coque donut

Penteados para casamentos

Casamentos são festas elegantes e mais formais e por isso exigem uma atenção especial! Precisamos planejar não só no vestido e os acessórios, mas também a maquiagem e o cabelo.

Penteados para convidadas

Se você é apenas convidada e não madrinha, seu penteado pode ser mais simples.

Só tome cuidado para não se descuidar e ir para o casamento com o cabelo de quem acabou de sair do banho. Vale a pena secar o seu cabelo e fazer uma boa escova.

penteados para casamento

Você também pode complementar sua escova com um babyliss. Uma ótima opção para dar movimento para cabelos que ficam muito lisos com a escova.

Quer modernizar seu babyliss e criar um efeito glamouroso? A opção com aplique de gel na parte superior do cabelo é certeira!

penteados com babyliss

Penteados para madrinhas

Você é madrinha? Então vale a pena pensar em um penteado um pouco mais elaborado para o seu look. Principalmente se o casamento for à noite, na igreja e em um salão mais chique.

Lembre-se que você vai aparecer em fotos do casamento e que um penteado que não for a sua cara ou não for adequado para a ocasião pode desvalorizar toda a sua produção.

Existem diversas opções de penteados mais elaborados para madrinhas. Vai depender muito do seu estilo e do ambiente do casamento.

Mas a nossa dica é apostar em penteados mais atemporais neste momento. Guarde aqueles penteados que são tendência para outras ocasiões. Um coque clássico é mais do que uma ótima opção para madrinhas!

penteados para madrinhas de casamento

Se você prefere o cabelo solto do que todo preso, você pode apostar em um semi preso um pouco mais elaborado. Que tal as opções abaixo?

penteados semi preso para madrinhas de casamento

Penteados para noivas

Se você é noiva e está em dúvida de que penteado usar no grande dia, a dica principal que vamos te dar é, escolher um penteado que você goste e que já tenha costume de usar.

No seu grande dia não é hora de inventar muitas inovações. Ama coques? Escolha aquele coque maravilhoso e super elegante para arrasar no seu look noiva!

penteados para noivas

Os penteados com trança também são uma opção super romântica. Coloque flores delicadas no comprimento e garanta um penteado à la Rapunzel.

penteados com trança

Se você prefere o cabelo solto, use o cabelo semi preso. O mais importante é apostar no seu estilo e claro, harmonizar seu penteado com o restante do look.

penteados semi preso para noivas

Penteados para formaturas

Nesse post aqui, demos dicas infalíveis para você encontrar o vestido de formatura perfeito para o seu estilo. Agora, só falta descobrir o penteado ideal para deixar o seu look ainda mais incrível.

Se você tem um estilo mais ousado, como as mulheres de estilo Dramático/Urbano, que tal apostar no cabelo todo para trás, com gel e em linhas retas?

Esse penteado está super em alta e traz um visual ultra moderno.

penteados para formaturas

O rabo de cavalo com gel também é uma opção bem moderna.

A versão do penteado com rabo baixo é mais elegante e sofisticada e vai agradar as mulheres de estilo Refinado.

E a versão com o rabo alto é mais sensual e jovem! Perfeita para as mulheres de estilo Sexy! Em qual deles você apostaria?

penteados com rabo alto

Penteados para cabelos curtos

Se você tem o cabelo curto e acha que não existem penteados para o comprimento do seu cabelo, fique tranquila.

Um bom profissional consegue fazer um penteado mesmo que você tenha o cabelo chanel. Aqui vão algumas dicas para você!

penteados para cabelos curtos

Se você está apaixonada pelo seu cabelo curtinho e não quer prender, aproveite o comprimento mais ousado. Pense apenas em uma boa escova e um acabamento diferente para o seu corte! Amamos penteados simples e inusitados!

penteados simples com escova

Penteados para cabelos longos

Com o cabelo longo as possibilidades são infinitas. Se jogue naquele penteado que tem mais a ver com o seu estilo.

Para as mulheres mais de estilo romântico, o cabelo meio preso com tranças é uma ótima opção. Fica lindo para cabelos longos.

penteados para cabelos longos

O cabelo todo solto e com babyliss também funciona bem. Apenas tome cuidado com ambientes abertos e que tenham vento, como casamentos na praia.

Se esta for a sua ocasião, é melhor deixar o cabelo um pouco mais preso para seu penteado não ficar todo desarrumado nos primeiros minutos de festa.

penteados com cabelo longo preso

Penteados para cabelos cacheados

Tem o cabelo cacheado e não sabe qual penteado fazer em festas? Que tal um belo rabo de cavalo? Deixe o volume natural dos seus cachos fazer toda a diferença no look! Um penteado super fácil e prático.

penteados para cabelos cacheados

Você pode aproveitar seus cachos naturais e criar penteados lindos! Isso sem ter que fazer babyliss, economizando muito tempo na preparação do seu penteado. Maravilhoso isso!

penteados com cacheado lindo

Penteados com coque

Eles são clássicos e atemporais! Não tem como não amar este penteado que traz elegância para qualquer look. Os coques mais altos são elegantes e refinados.

penteados com coque

Para quem não gosta do cabelo muito puxado, o coque baixo e embutido também é lindo e clássico. A opção mais despojada com fios soltos é super versátil e agrada mulheres de vários estilos!

coque baixo embutido

Quer deixar as madeixas ainda mais incríveis? Os lenços são uma ótima opção. Basta escolher aquele com a cor ou estampa que tenha mais a sua cara!

coque com lenço

Penteados com tranças

Femininas, as tranças são a cara das mulheres de estilo Romântico. Se você tem o estilo Criativo e gosta de inovar no visual, os lenços também são uma ótima opção para incrementar sua trança.

penteados com tranças

Quer deixar sua trança mais moderna? Invista em penteados com tranças desconstruídas ou com tranças apenas como um detalhe.

penteados com tranças descontruídas

As tranças boxeadoras também são uma opção incrível para quem quer apostar nas tranças.

Apesar de não serem o penteado mais fácil de fazer, se tornaram as queridinhas de várias grandes personalidades, como as irmãs Kardashian.

trança boxeadora

Penteados Afro

Quanto mais volume melhor! Deixe suas madeixas dominarem o look! Para compor invista em uma make com um super olho e pronto!

penteados afro

Você também pode brincar com seus dreads fazendo coques e rabos de cavalo!

penteados afro com rabo de cavalo

Outra alternativa de penteado incrível é o Space Bun. Além de ser moderno e fresquinho, é o favorito das mais diferentonas e cheias de estilo! Basta separar o cabelo ao meio e fazer dois coques no alto da cabeça.

Voilà! Agora você já está pronta para curtir um festival ou um dia quente de verão.

space bun dois coques

Outra variação desse penteado é deixar o comprimento do cabelo meio solto. Também fica super estiloso e incrível para eventos mais informais, para ir à faculdade ou para dar outra cara para o look do happy hour

space bun meio solto

Penteados anos 60

Aqueles penteados com ar vintage e super glamourosos que lembram as pin ups. Sabe? A gente ama!  E eles trazem um ar super diferente para qualquer look. A cara das mulheres de estilo Criativo ou de estilo Romântico.

Invista em laços, topetes, cabelo partido ao meio e também no famoso altinho na parte de trás da cabeça. Todos estes detalhes são típicos dos penteados anos 60.

penteados anos 60

Penteados anos 80

O estilo punk rock que surgiu em meados da década de 1970 e estourou nos anos 80, está presente também nos dias de hoje.

Se o seu cabelo está super curtinho, no estilo pixie cut e seu estilo é estilo Dramático/Urbano, não existe melhor versão de penteado para você! =)

penteados anos 80

Penteados anos 90

A década das tiaras, presilhas e scrunchies ou xuxinhas de cabelo. Se você quer entrar na nostalgia desta época e criar um penteado moderno com a cara dos anos 90 aqui vão duas inspirações super atuais.

penteados anos 90

Cortes de cabelo

Todas essas imagens de penteados te inspiraram a cuidar mais do seu cabelo e do seu visual? Então que tal conferir nosso post sobre cortes de cabelo?

Lá você vai entender qual corte de cabelo harmoniza melhor com o seu tipo de rosto e também qual corte tem mais a ver com o seu estilo!

Bônus: A vida e história de Madame C. J. Walker

Se você também é amante de séries e filmes com mulheres fortes, com certeza já ouviu falar de A Vida e História de Madame C. J. Walker.

Sarah Breedlove foi a primeira mulher dos Estados Unidos a se tornar milionária, e construiu sua própria fortuna através da criação de uma linha de produtos capilares e de beleza para cabelos afro.

A Vida e História de Madame C. J. Walker

Vida difícil

Antes de se tornar milionária, Sarah teve uma vida muito difícil. Nascida de pais escravos, foi a primeira de seis filhos a nascer livre. Aos 14 anos, se casou e engravidou e aos 20 ficou viúva de seu primeiro casamento.

Teve mais dois casamentos frustrados e trabalhou muito tempo colhendo algodão e como lavadeira. Além disso, Sarah enfrentou uma calvície que mexeu com a sua autoestima.

Sarah walker com calvície

Na minissérie, a recuperação capilar de Sarah foi o combustível necessário para que a futura Madame C. J. Walker começasse a investir no universo dos produtos e penteados para cabelos afro.

A influência do cabelo na nossa autoestima

Além de uma ótima série para assistir no final de semana, a história de Sarah Breedlove nos faz refletir sobre como o nosso cabelo influencia na nossa autoestima e como ele pode ser a expressão de uma cultura como um todo.

Agora que você já viu todas as nossas dicas de penteados, pode fazer como a Madame C. J. Walker e usar o seu cabelo como uma forma de expressão! Se jogue. ;)

personal stylist onlineA dica da personal stylist é: escolha aquele penteado que mais tem a ver com o seu estilo e depois tente adequar o mesmo ao restante do look e à ocasião! Você vai arrasar e o melhor, se sentir bem consigo mesma!
 

consultora de imagem

Juliana Brasil é Consultora de Imagem e Personal Stylist há mais de 7 anos. Fundou a MyPS com o objetivo de democratizar o acesso a uma Personal Stylist no Brasil. É parceira da Globo Minas em uma coluna que fala sobre moda e estilo aos sábados no MGTV.

 

Para o seu Look

  • Escova Reta Ricca Black & Pink
    Escova Reta Ricca Black & Pink
  • Ampola Restauração Effect Treat
    Ampola Restauração Effect Treat
  • Secador de Cabelo Gama Itally Bella
    Secador de Cabelo Gama Itally Bella
  • ELÁSTICO DE CABELO
    ELÁSTICO DE CABELO
  • Lowell Deslumbre
    Lowell Deslumbre
  • FAIXA DE CABELO KNOT
    FAIXA DE CABELO KNOT
  • Presilha Piuka Retangular Strass Feminina
    Presilha Piuka Retangular Strass Feminina
  • BANDANA ESTAMPADA
    BANDANA ESTAMPADA

Processando..

carregando