sapato
Descubra qual é seu Estilo!
Responda a um Teste de Estilo Rápido e descubra agora quais são os estilos que compõem a sua imagem pessoal.
Faça o teste e descubra agora!
oculos escuros
Fechar
teste de estilo

Saiba como e quando usar o Blazer nos seus looks

O blazer não pertenceu sempre ao guarda-roupa feminino e a peça teve origem no início do século XIX. Neste post a Consultora de Imagem e Estilo Julia Bello vai te mostrar um pouco da história deste modelo de casaco além de te mostrar como e quando usá-lo?

Origem do Blazer e os primeiros modelos

Apesar de histórias controversas, a peça estava relacionada às roupas usadas pelos homens, em ambientes marítimos.

Na marinha inglesa, ele foi fabricado em sarja azul-marinho com o abotoamento duplo e botões dourados. Feito especialmente para uma visita da rainha Victoria à fragata H.M.S. Blazer, em 1837.

Já nos clubes de remo de Universidades como Cambridge e Oxford, essa jaqueta esportiva de flanela possuía a modelagem mais ampla. Era um uniforme que garantia conforto térmico e distinção a quem o usava.

Isso é o que conta o livro de Jack Carlson de nome “Rowling Blazers”. O modelo icônico, liso em vermelho vivo, é usado pelo Lady Margaret Boat Club até hoje.

Outros times optam por listras mais grossas como o clássico branco com azul marinho. Quanto maior o contraste da estampa, maior o impacto visual que a sua imagem irá causar!

história do blazer

Por volta da segunda metade do século XIX, as escolas inglesas passaram a chamar as suas jaquetas de blazers, por possuírem cores bem chamativas.

Uma curiosidade: o verbo “blaze” em inglês significa brilhar, resplandecer. Então blazer seria algo que brilha e chama a atenção.

Símbolo de status, os blazers passaram a fazer parte da vida cotidiana dessas pessoas. Saíram dos clubes de remo para as salas de aula e os momentos de lazer.

Também as Universidades americanas adotaram o traje para as suas equipes. Esse estilo fez tanto sucesso que outros clubes de esportes o escolheram para a sua vestimenta, como o críquete, o rugby, a equitação e o tênis.

No século XX, no período da primeira guerra, as mulheres precisaram adaptar as roupas masculinas para o seu uso no trabalho ou no exército. Dessa maneira, o blazer, a camisa ou a calça social adquiriram uma atmosfera mais feminina.

No livro Enciclopédia da Moda a autora revela que nos anos 20 as mulheres se apropriaram do blazer, combinando-o a saias pregueadas, camisas e gravatas.

A estilista Coco Chanel foi, provavelmente, uma das grandes responsáveis para que o blazer entrasse de vez para o repertório das mulheres.

Vendo-se livres do espartilho e das roupas pesadas e volumosas, puderam desfrutar do conforto e da praticidade de uma vida mais independente e ativa.

Chanel usava o blazer em versões variadas, simples ou arrematado por um cinto metalizado. Confira o ensaio feito em sua suíte no Hotel Ritz de Paris para a revista Harper’s Bazaar em 1937. Os cintos são uma ótima forma de enriquecer uma produção de jaquetas e casacos!

Coco Chanel e seus blazers

Porque usar um blazer

O que é um blazer afinal? De acordo com a definição do dicionário Cambridge o blazer seria um tipo de casaco formal, de cor diferente da calça ou saia usada com ele.

No Reino Unido, um blazer geralmente tem o símbolo de uma escola ou organização costurada no bolso da frente e é usado como parte de um uniforme.

Nos Estados Unidos, é visto como um tipo de jaqueta de uma cor, geralmente com botões de metal. Por outro lado, o dicionário Aulete o classifica como um paletó esportivo unissex.

Acontece que o blazer é uma peça muito versátil e por isso mesmo, está presente no guarda-roupa da maioria das mulheres e dos homens.

Desde a década de 1970 se tornou um importante símbolo do estilo de vida dos executivos e celebridades bem-sucedidos. Neste contexto, podia ser usado com saia justa, calça, blusa ou camisa masculina.

Bianca Jagger é lembrada, ainda nos dias atuais, como um ícone da moda desta década. Entre outras formas, combinava blazer preto com jeans curto e bota como no Bardney Pop Festival de 1972.

A atriz americana Diane Keaton foi outra que fez história com o seu personagem no filme Anne Hall de 1977. Vestia um figurino mais amplo, com calça e blazer oversized, bem ao estilo descolado da moda contemporânea! Importante: é preciso estar bem magra para adotar essa tendência.

Bianca Jagger e Diane Keaton usavam blazer nos looks

Nas décadas seguintes o seu uso foi se popularizando e passou a ser cada vez mais comum ver mulheres competentes e fortes associadas à utilização dessa peça.

As celebridades e os artistas não a dispensam, uma vez que ela traz um ar mais sofisticado a qualquer produção. Looks básicos como a calça preta ou branca ganham novos ares quando combinados a um blazer.

É um produto de custo mais elevado, por demandar processos de fabricação e de manutenção mais complexos. Mas esses fatores acabam por contribuir para a sua qualidade e durabilidade.

Se for forrado, será preciso lavá-lo a seco em uma lavanderia, mas sendo sem forro, a lavagem se dará em casa mesmo, lavando-o na mão.

Não é raro ver um blazer durar toda uma vida e ainda passar de geração para geração. Por isso, o seu alto custo acaba sendo compensado pela quantidade de vezes em que será utilizado.

Como usar um blazer

O seu uso irá depender muito do material e da modelagem.

Nos looks do dia-a-dia

Modelos mais largos e coloridos, sem forro e em tecidos como a sarja, o tricoline, o jeans e o linho são perfeitos para situações mais informais de calor.

Podem ser combinados a calças, saias ou bermudas. Chamado de traje esporte ou casual, engloba eventos como batizados, almoços de fim-de-semana, exposições e viagens de avião.

Os looks para trabalho com o casaco feminino são perfeitos para ambientes como agências de publicidade, comércio, redação de jornais, clínicas de estética e escritórios de design.

Blazer nos looks para trabalho

Se a situação informal acontecer em um clima mais frio, esse mesmo blazer mais amplo também pode ser feito em tecidos mais quentes. Alguns bons exemplos são a flanela, o moletom, o couro e o veludo cotelê.

Blazer nos looks para dias frios

Em ocasiões de traje esporte fino ou passeio

No entanto, o blazer ainda pode ser usado para ocasiões um pouco mais formais, como em trajes esporte fino ou passeio.

Alguns exemplos são os almoços comemorativos, os casamentos mais simples, as peças de teatro, os vernissages, as apresentações de TCC e o trabalho em escritórios.

Neste caso, a modelagem é um pouco mais estruturada, ombros marcados com ombreiras e o corpo acinturado. Os tecidos mais indicados para o calor são o crepe, a gabardine, a lã fria e o tweed de algodão.

Blazer para casamentos simples e almoços

Para situações de traje esporte fino em climas frios, o ideal é optar por bases mais grossas, encorpadas ainda que macias, como o veludo alemão liso, o chamois e o tweed de lã.

Blazer traje esporte fino

Em casamentos, formaturas ou homenagens noturnas

Para eventos muito formais, onde o dress code pede terno preto e gravata para os homens, o blazer deve ser glamoroso.

Assim, em casamentos, formaturas ou homenagens noturnas, quando o traje é o passeio completo, ele será em tecidos nobres como o tafetá, a renda guipure, o paetê, o brocado, o jacquard, entre outros.

Combine o blazer com saias, calças ou vestidos. O casaco é uma ótima opção para os dias mais frios! Esqueça xales e estolas e se modernize com o blazer.

Blazer com saias calças e vestidos

O modelo de Blazer certo para o seu tipo físico

Além desses códigos sociais de vestuário, na hora de escolher o seu blazer, recomendo analisar o seu tipo físico. Modelos mais curtos e ajustados, de lapelas mais estreitas, os famosos italianos, são recomendados para tipos de corpo mais esguios.

A modelagem americana, que traz volume com o seu corpo largo e abotoamento duplo, no melhor estilo jaquetão, também pode ser uma boa opção.

Para pessoas de tipo físico mais volumoso, o ideal é optar pela modelagem inglesa, a minha preferida. É bem equilibrada com o corpo ajustado e a lapela, de largura mediana. Veste bem todos os tipos físicos.

Blazer de modelagem ingleza

Dúvidas?

Para dúvidas ou sugestões de pauta sobre esse assunto ou outros do universo da moda e da imagem pessoal, sugiro comentar aqui neste post.

Um abraço e sucesso na hora de montar seu look com o blazer! ;)


consultora de imagem

Julia Bello é Consultora de Imagem e Personal Stylist há mais de 10 anos. É responsável pelos cursos e treinamentos das Consultoras de Imagem e Estilo da MyPS. Para conhecer mais sobre o seu trabalho, clique aqui ou mande e-mail para julia@juliabello.com.br



Para o seu Look

  • BLAZER JACQUARD COM AMARRAÇÃO
    BLAZER JACQUARD COM AMARRAÇÃO
  • BLAZER DE VELUDO MOLHADO
    BLAZER DE VELUDO MOLHADO
  • HOME BLAZER TWEED WOLFERTON Blazer Tweed Wolferton
    HOME BLAZER TWEED WOLFERTON Blazer Tweed...
  •  Blazer Crepe Lisiane
    Blazer Crepe Lisiane
  • BLAZER COMFORT ESSENTIAL
    BLAZER COMFORT ESSENTIAL
  • BLAZER FEMININO CLÁSSICO BOTÕES
    BLAZER FEMININO CLÁSSICO BOTÕES
  •  Blazer Alfaiataria Crepe Lã Veludo
    Blazer Alfaiataria Crepe Lã Veludo
  • BLAZER ALFAIATARIA BOTÃO ÚNICO
    BLAZER ALFAIATARIA BOTÃO ÚNICO

Processando..

carregando