sapato
Descubra qual é seu Estilo!
Responda a um Teste de Estilo Rápido e descubra agora quais são os estilos que compõem a sua imagem pessoal.
Faça o teste e descubra agora!
oculos escuros
Fechar
teste de estilo

Aprenda como combinar cores no seus looks

Sempre quis ter um armário mais colorido, mas fica sem saber como combinar cores entre si? Então esse post é perfeito para você. Vem descobrir qual combinação de cores tem mais a sua cara!

Conhecendo o círculo de cores

Antes de aprender como combinar cores é super importante entender o círculo de cores, uma aquela ferramenta que vai te ajudar na hora de montar os looks!

Ele é composto por 12 cores diferentes. Entre elas estão três cores primárias (vermelho, amarelo e azul), três cores secundárias (feitas com a mistura das primárias) e seis cores terciárias (feitas com a mistura das primárias com as secundárias).

circulo das cores

O círculo cromático é composto por várias famílias de cores, ou seja, cada cor apresenta tons diferentes, dos mais claros aos mais escuros. O mais interessante é que você não precisa ficar presa a um tom exato e pode variar bastante as cores dos looks!

Já está doida para colocar em prática? Nós te contamos tudo sobre as melhores combinações de cores logo abaixo!

A combinação monocromática

Nessa combinação o look é montado com peças de apenas uma cor do círculo de cores, como o azul ou o vermelho, por exemplo.

Mas nada de achar que a produção vai ficar sem graça com uma só cor! Exatamente por ter apenas uma cor, esse tipo de combinação funciona como uma tela em branco. Esse ar clean é a oportunidade perfeita para apostar em acessórios ousados, como um maxicolar ou brincos de design arrojado.

monocromático e texturas

Outra maneira de deixar o look mais interessante é apostar em peças de diferentes texturas e tecidos.

Essa combinação é também ótima para quem quer alongar a silhueta. Por ser composta de um só tom, ela passa a impressão de “uma coisa só” e deixa a silhueta mais longilínea. Se esse é o seu objetivo, aposte nessa harmonia, principalmente em cores mais escuras.

Além disso, ela é uma combinação de cores super elegante! Como dissemos anteriormente, quanto menos cores na produção, mais sofisticado fica o visual. Tem uma ocasião formal e precisa montar um look elegante? Aposte no monocromático com cores sóbrias, como o preto, o branco, o marinho e o bege.

monocromático e cores neutras

Não abre mão das cores alegres? Então pode investir sem medo em combinações monocromáticas com cores vibrantes, como o vermelho, o laranja e o rosa. Escolha sua cor favorita e se jogue! Só não se esqueça que cores brilhantes e vivas são menos formais do que as opacas.

Para ser monocromática a combinação de cores não precisa ser feita com tons exatamente iguais entre si. Procure por variações mais claras ou escuras da cor que deixam o look mais interessante e fácil de montar.

Como combinar as cores análogas

A combinação análoga é feita com tons que estão lado a lado no círculo cromático. Como o vermelho e o rosa e o azul e o verde.

cores analogas

Apesar de já deixarem o look mais ousado, essas cores são harmônicas e fáceis de combinar entre si. Isso acontece porque elas estão lado a lado no círculo de cores. Como envolve cores vivas e muitas vezes de tons diferentes, ela costuma ser uma combinação mais alegre e dinâmica do que a combinação monocromática.

Ficou com dúvida? Nós te damos um exemplo com a cor azul. Na harmonia análoga as cores que combinam com o azul são as suas vizinhas: o verde e o roxo.

combinando o azul com cores análogas

Você pode montar o look escolhendo uma parte de cima de uma cor e uma parte de baixo de outra para criar uma produção de maior impacto. Ou você pode investir em uma cor só nas roupas e trazer a outra cor nos acessórios deixando a combinação de cores mais sutil.

Como combinar cores complementares

A combinação de cores complementares acontece quando se juntam duas cores que estão em lados totalmente opostos do círculo de cores.

Por serem cores completamente contrárias entre si, elas dão uma energia e ousadia instantâneas ao look. Também por estarem tão longe uma da outra, elas sempre possuem temperaturas diferentes, sendo uma quente e a outra fria, como o roxo e o amarelo ou o rosa e o verde.

cores complementares

Esse tipo de combinação de cores é ótimo para as mulheres mais altas. Quando misturadas em blocos de cor na parte de cima e de baixo do look, o contraste entre elas divide a silhueta. E, assim, essa harmonia faz você parecer ter alguns centímetros a menos.

Exemplo - Combinando o amarelo

Quer entender melhor? Nós te ajudamos dando um exemplo com a cor amarela. A cor que combina com o amarelo na combinação complementar é: o roxo.

como combinar cores complementares

Como essa combinação de cores é bastante chamativa, o melhor truque para quem não quer exagerar na dose é misturar tons mais vibrantes com outros mais fechados. Se você quiser se jogar no amarelo forte, por exemplo, procure um roxo mais escuro para harmonizar o look!

A combinação de cores tríade

Essa combinação envolve mais cores e, por isso, muitas mulheres acham ela complicada de montar. Se você é uma delas, fique tranquila que nós vamos te dar as melhores dicas para montar uma produção maravilhosa!

A combinação de cores tríade é quando se juntam tons igualmente distantes no círculo de cores, como o laranja, o roxo e o verde. Sim, é super possível montar um look harmônico com essas cores exatamente por elas estarem proporcionalmente distantes no círculo. Esse tipo de produção ficou bastante conhecida como Color Blocking.

combinando três cores

Essa combinação deixa o visual ainda mais ousado e despojado, por isso não é tão apropriada para ambientes formais. Prefira apostar nela se você for em um evento mais casual.

Um bom truque para deixar o look menos despojado é apostar em tons mais suaves das cores escolhidas e não deixar de lado as peças de alfaiataria.

Por serem alegres e inusitadas, as produções com a combinação de cores tríade são a cara do estilo Criativo. Se esse é o seu estilo, se jogue!

combinando cores com o vermelho

Ainda não sabe qual é o seu estilo? Faça logo o nosso teste de estilo e descubra!

E as cores neutras?

Ficaram faltando algumas cores, não é? Você deve ter percebido que o branco, o preto e o cinza não aparecem no círculo de cores. Isso acontece porque eles são considerados como cores neutras.

cores neutras

As combinações feitas com essas cores ficam sempre mais sóbrias, básicas e atemporais. Por isso elas são as mais apropriadas para os ambientes formais. Além disso, elas são perfeitas para aquele dia que você está insegura e não quer errar na produção. Existe alguma produção mais certa de se apostar do que em um pretinho básico?

Quer dicas para aprender como combinar as cores neutras e não cair na mesmice? As mesmas da combinação monocromática: se jogue nos acessórios e aposte em texturas diferentes. Você também pode misturar os tons neutros com cores alegres e montar um look cheio de estilo!

combinando cores neutras com cores coloridas
dica da personal stylist

A dica da Personal Stylist é ter um círculo de cores em casa. Ele é a melhor orientação para combinar as roupas que você tem dentro do seu armário. Você pode conseguir um imprimindo da internet.


Para o seu Look

  • BLAZER COMFORT ESSENTIAL
    BLAZER COMFORT ESSENTIAL
  • BOLSA OMBRO LISTRADA
    BOLSA OMBRO LISTRADA
  • CALÇA RETA ALFAIATARIA
    CALÇA RETA ALFAIATARIA
  • SAIA MIDI METALIZADA PLISSADA
    SAIA MIDI METALIZADA PLISSADA
  • Sandália Suede Meia Pata Savannah Blue Bird
    Sandália Suede Meia Pata Savannah Blue Bird
  • BLUSA TRICOT NÓ - ROSA
    BLUSA TRICOT NÓ - ROSA
  • BLUSA CROPPED EMBEL - ROSA
    BLUSA CROPPED EMBEL - ROSA
  • BRINCO PRINCESS CORAL LARANJA
    BRINCO PRINCESS CORAL LARANJA

Processando..

carregando