sapato
Descubra qual é seu estilo!
Responda a um teste de estilo rápido e saiba quais peças têm a sua cara e te fazem se sentir linda e segura!
Faça o teste agora mesmo!
oculos escuros
Fechar
teste de estilo

Vestido de Noiva: Qual o modelo perfeito para você?

Vai casar e está perdida no meio de tantas opções de vestido de noiva disponíveis para escolha?

Muitas tendências e referências e você continua sem saber o que tem a ver com você?

Confira este post imperdível com diversas opções de modelos de vestidos de noiva e estilos diferentes!

E se você ainda não sabe qual é o seu estilo, faça o teste  agora e identifique no texto abaixo, quais modelos tem mais a ver com você!   =)

Vestidos de Noiva na História

Antes de falar sobre vários modelos de vestidos de noiva, que tal conhecer um pouco da história deste vestido tão especial?

Hoje em dia, usar um vestido colorido no dia do seu casamento pode parecer deselegante ou mesmo excêntrico. No entanto, até meados do século XIX, no mundo ocidental, era comum ver noivas em vestidos de cores variadas (do claro ao escuro), incluindo o preto.

Não era costume fazer uma peça nova para o dia das bodas. Era considerado um exagero ter uma roupa que seria usada apenas uma única vez. Por isso, escolhiam-se trajes que já faziam parte do guarda-roupa da noiva. Em alguns casos, pedia-se emprestado ou alugava-se.

Assim, as mulheres caprichavam nos complementos. As mais ricas adornavam o traje matrimonial com bordados, peles e joias. As menos abastadas usavam o seu melhor vestido com alguma joia de família.

primeiros vestidos de noiva

O enxoval na época

Em seus enxovais as mulheres deveriam ter pelo menos três vestidos: um para eventos importantes, outro para o dia de domingo e um terceiro para o dia-a-dia.

As roupas brancas eram consideradas de difícil manutenção, por isso poucos as tinham. Geralmente eram usadas como peças íntimas, por baixo dos vestidos.

Na idade média (séc. V a XV) era comum o vestido de noiva vermelho, representando a capacidade da mulher de gerar herdeiros. O véu era branco com detalhes dourados, demonstrando riqueza e castidade.

A italiana Maria de Médici (séc. XVII) foi uma das primeiras a usar um vestido de brocado branco com dourado. O nível de riqueza do traje da noiva simbolizava as posses da sua família.

vestido de noiva na história

Vestido de Noiva Rainha

Em 1840 a Rainha Vitória da Inglaterra casou-se com o Príncipe Albert. Escolheu um vestido de noiva simples em branco, ornado por rendas da mesma cor. Na cabeça uma coroa de flores de laranjeira de onde saía um longo véu branco.

A ocasião foi representada em uma série de pinturas encomendadas pela rainha e que enfeitavam o seu palácio. A história de amor entre a Rainha Victória e o Príncipe Albert já foi representada em seriados e filmes.

A atriz inglesa Emily Blunt participou do filme “A Jovem Rainha Victória” aonde veste uma reprodução do famoso vestido de noiva.

vestidos de noiva de rainha

Com um vestido de noiva simples, Vitória tinha a intenção de mostrar que o seu reinado não seria pautado por exageros, assim como divulgar o trabalho de seus artesãos. Também não queria ser vista pelo futuro marido como uma monarca, mas sim, como uma mulher apaixonada.

A simplicidade de Vitória causou espanto na sociedade da época. Falou-se no assunto por meses. E por isso mesmo, acabou por lançar novas tendências de cores e de comportamento.

O casamento até então era visto como uma maneira de unir famílias e seus bens, assim como gerar herdeiros para aumentar a força de trabalho. Hoje, o casamento é sinônimo de amor.

Vestidos de Noiva para Cada Estilo

O vestido de noiva sempre foi muito simbólico, repleto de significados em suas entrelinhas. E hoje, mais do que nunca, permanece com essa função.

Além de representar a condição social da noiva e da sua família, expressa aspectos mais sutis, como a personalidade do casal e da mulher que irá vesti-lo.

Conheça algumas opções e modelos de vestidos de noiva de acordo com a teoria dos Sete Estilos Universais.

Vestido de Noiva Simples

Há uma tendência hoje em dia de que os vestidos de noiva se tornem mais simples, com pouquíssimos bordados ou rendas. Essa seria uma referência para estilos como o Natural/Esportivo, o Dramático/Urbano e até mesmo o Refinado ou Tradicional.

São escolhas que se tornam atemporais, elegantes e conscientes. Você já deve ter ouvido a expressão: menos é mais! Não é necessário exagerar em detalhes brilhantes ou extravagantes. O foco está no momento e nas pessoas que participam dele.

Vestido de Noiva para a mulher do Estilo Dramático/Urbano

O vestido de noiva tendência 2018 e que promete continuar sendo uma trend forte em 2019, faz parte do estilo Dramático/Urbano.

Essa estética faz parte de uma personalidade minimalista e contemporânea. Os elementos são poucos e simples.

O vestido e os acessórios têm um design arrojado. Os tecidos são lisos, encorpados, como o tafetá e o cetim fosco. Não gosta de bordados ou texturas. O destaque vai para o vestido e não para o corpo.

Uma representante de peso para essa categoria é a atual Duquesa de Sussex, a atriz americana Meghan Markle, que se casou com o príncipe Harry da Inglaterra em 2018.

O vestido foi criado pela britânica Clare Waight Keller, estilista da Givenchy. É uma linguagem que se assemelha à moda dos anos 90, imortalizada no vestido de Carolyn Bessette em seu casamento com John F. Kennedy Jr em 1996. O autor do modelo foi o estilista americano Narciso Rodriquez.

vestido de noiva tendência

Vestidos de Noiva para a mulher do Estilo Natural/Esportivo

O estilo Natural/Esportivo representa uma mulher prática, descontraída. Conforto é fundamental para ela! Se pudesse, casava-se de tênis. Na falta deles, a rasteirinha pode ser uma boa opção.

Sendo assim a modelagem desse vestido deve ser mais soltinha para facilitar os movimentos durante a cerimônia e a festa. O tecido deve ter caimento para não ficar armado. É importante ser funcional. Os detalhes são discretos.

Vestidos de Noiva para Grávidas

A apresentadora Adriane Galisteu casou-se em 2010 com um vestido de seda soltinho da estilista Stella McCartney. De quebra, ainda levou o filho de quatro meses nos braços acomodado em um sling de seda.

Esse é um modelo bem interessante para a mulher que acabou de ter neném como ela ou que está no início da gravidez. Valoriza o colo e faz com que a noiva se sinta confortável e linda.

Vestido de Noiva Tipo Camisola

A blogueira de moda e empresária Helena Bordon se casou em 2016 com um vestido leve, quase sem bordados ou rendas. Uma criação do estilista brasileiro Francisco Costa da marca Calvin Klein.

Era uma peça despretensiosa, quase como se fosse uma camisola. O detalhe interessante ficou por conta de um top de renda que aparece, estrategicamente, no decote, nas laterais do tronco e nas costas.

vestido de noiva grávida

Vestido de Noiva Clássico

Caso o seu estilo seja um pouco mais formal, pode ser interessante apostar em um vestido de noiva clássico como os vestidos de estilo Refinado ou de estilo Tradicional.

São modelos que funcionarão muito bem para casais que cultivam as práticas religiosas. Aonde há uma preocupação da noiva estar linda, mas também vestida de acordo com os padrões exigidos, evitando uma super exposição do corpo.

Vestidos de Noiva para a Mulher do Estilo Refinado

Um estilo que é muito procurado pelas noivas é o estilo Refinado. Pode-se dizer que a personalidade dessa mulher é mais discreta, clássica.

É uma modelagem mais formal, bem cortada, ajustada ao corpo e com pouco decote.  Os tecidos, de ótima qualidade, podem ter uma ligeira textura, como os adamascados e as rendas finas. São peças atemporais.

Vestido de Noiva com Renda

Kate Middleton, Duquesa de Cambridge, se casou com o Príncipe William da Inglaterra em 2011 e é um bom exemplo desse tipo de noiva mais refinada.

Vestiu um modelo criado por Sarah Burton, da marca inglesa Alexander McQueen. A sua bela escolha foi comparada ao vestido da atriz americana Grace Kelly, que se casou com o Príncipe Rainier de Mônaco em 1956.

Helen Rose, figurinista premiada do estúdio MGM, foi a responsável pela obra. A peça foi um presente da Metro-Goldwyn-Mayer para a atriz.

vestido de noiva de renda

Vestidos de Noiva para a mulher do Estilo Tradicional

Uma boa opção é usar a modelagem bem cortada do estilo Refinado e complementá-la com tecidos lisos ou bordados e ligeiramente encorpados.

Muitas nobres europeias seguem essa linha de vestido. Camila Parker Bowles é um bom exemplo para as noivas que se casam novamente em uma idade mais madura.

Costuma ser mais adequado, inclusive, escolher outros tons claros além do branco. Casou-se em 2005 usando um casaco bordado em ouro por cima de um leve vestido de chiffon por Robinson Valentine.

A Arquiduquesa Marie-Christine da Áustria casou-se em 2008 com um vestido liso acinturado. As suas mangas longas eram adornadas por plumas e o decote tinha pequenos bordados.

vestido de noiva tradicional e refinado

O Vestido de Noiva Romântico

O estilo Romântico é aquele que melhor representa as mulheres sonhadoras, carinhosas.  Sempre tem um espaço para ele, principalmente em um momento de troca de afetos como o dia do casamento.

A modelagem do vestido de noiva romântico varia da saia rodada à saia mais justa. Mostra o corpo de forma equilibrada, valorizando hora o colo, hora as costas ou os ombros...

O tule e a organza são um tecidos que mostram muito bem a suavidade deste estilo. Outras boas opções são as rendas e o cetim. Flores, laços, pregas, franzidos e babados incrementam a peça.

Vestido de Noiva Rodado

Bons exemplos para essa categoria tão delicada são as atrizes da rede Globo Marina Ruy Barbosa e Camila Queiroz. Elas se casaram em 2017 e 2018, respectivamente.

As duas escolheram vestidos leves, delicados e ainda, bastante femininos. Marina vestiu um modelo exclusivo Dolce Gabbana e Camila foi de Lethicia Bronstein.

vestido de noiva rodado

Vestido de Noiva Princesa

Já ouviu falar na manga princesa ou bufante? Não dá para se ter um vestido de noiva princesa sem elas, no melhor estilo Romântico.

Diana, mãe dos Príncipes William e Harry da Inglaterra, se casou nos anos 80. O seu vestido é um ícone dessa categoria até hoje. Uma boa versão atual foi feita pela herdeira da marca italiana Missoni, Margherita.

vestido de noiva princesa

Vestidos de Noiva para a Mulher do Estilo Sexy

O estilo Sexy é símbolo de força, sex-appeal. É uma mulher que chama a atenção por onde passa. Seduz sem esforço. Vivencia relacionamentos intensos, apaixonados.

A modelagem desse vestido é super justa e deve valorizar ao máximo o corpo da noiva. Assim, pode ser recomendado que o tecido tenha uma certa elasticidade. Os brilhos e as transparências são super bem vindos!

Gabriela Pugliesi, musa fitness da internet, se casou em 2017 com um modelo colado ao corpo, decotado, um pouco transparente e bastante brilhante! Foi assinado pela estilista Lethicia Bronstein e pesava cerca de 38 quilos.

Quanto mais bordada, mais pesada a peça! Imagina? Outra noiva que se encaixa nessa categoria é a cantora e compositora Luiza Sonza. Usou um modelo de autoria da mesma estilista. Foram 8 mil cristais e 45 quilos.

vestido de noiva sexy

Vestido de Noiva Sereia

O modelo lembra a cauda de uma sereia. Deixa a mulher com as curvas mais pronunciadas e ressalta os seus quadris.

A saia costuma ser justa até a altura dos joelhos de aonde se abre em uma roda bem ampla. É muito sensual, feminino, por isso está diretamente relacionado ao estilo Sexy.

A celebridade americana Kim Kardashian optou pelo vestido de noiva sereia para pelo menos dois de seus três casamentos.

A estilista Vera Wang criou dois modelos que foram usados ao longo da cerimônia que aconteceu em 2011, um de cetim e outro de babados.

O vestido usado em 2014 em Florença era Givenchy. Menos ousado, deixava o colo e os braços cobertos, enquanto que as costas ficavam de fora.

vestido de noiva sereia

Vestidos de Noiva para a mulher do Estilo Criativo

O estilo criativo quer dizer pessoas com uma personalidade criativa, às vezes até excêntrica. Irão optar por trazer referências inusitadas para o vestido de noiva, fazendo com que se torne uma forma única de expressão.

Sendo assim, não existem muitas regras. O que vale é inovar deixando o modelo com “a cara” dos noivos.

A atriz americana Angelina Jolie se casou em 2014 com um vestido de cetim de seda feito pelo estilista Luigi Massi da marca Versace.

A inovação ficou por conta do véu, que foi estampado por uma série de desenhos feitos pelos filhos de Angelina.

A modelo italiana Marica Pellegrinelli se casou com o cantor Eros Ramazzotti em 2014 usando um vestido da marca Valentino. Em homenagem ao futuro marido, a sua saia era estampada com notas musicais.

vestidos de noiva diferentes

Vestido de Noiva Curto

Os modelos de vestidos de noiva curtos costumam serem reservados para situações mais informais, como um casamento de dia ou um casamento civil. Também pode ser a escolha de um casal bem jovem.

Não existe um só estilo para esse tipo de modelo. Dessa maneira temos vestidos curtos com uma linguagem mais simples como nos estilos Natural/Esportivo, Dramático/Urbano, Refinado ou Tradicional assim como mais trabalhados como nos estilos Romântico, Sexy ou Criativo.

Anja e Keira apostaram na leveza do estilo Romântico. A modelo Anja Rubik se casou, em 2011, com um vestido de noiva curto em camadas da marca Emilio Pucci.

Em 2013 Keira Knightley casou-se com um modelo tomara que caia de festa curto da marca Chanel. A atriz usou uma peça do seu guarda-roupa, com o qual havia ido a uma premiação cinco anos antes. Por que não?!

vestidos de noiva curtos

O dia do casamento de uma mulher é certamente um momento único, aonde ela quer se sentir especial, a mais bela e amada de todas. Por isso, se você é a noiva da vez, escolha com calma, sem pressa, a peça que melhor te representa.

Sabemos que a concepção de um vestido de noiva pode ser mais difícil do que pensamos. No entanto, é possível contratar uma consultora de imagem para te ajudar a definir melhor qual modelo escolher. Caso tenha interesse, entre em contato com a equipe da MyPS.

Um abraço!


consultora de imagem

Julia Bello é Consultora de Imagem e Personal Stylist a mais de 10 anos. É responsável pelos cursos e treinamentos das Consultoras de Imagem e Estilo da MyPS.



Para o seu Look


Ver todas as dicas

Processando..

carregando