Casamento na praia: o que vestir?
Ele virou um dos queridinhos dos noivos em todo o mundo! O casamento na praia nunca esteve tão em alta e é claro que a gente entende o porque, não é?! Sol, mar, brisa fresquinha e aquele clima de verão em qualquer época do ano.
Quem não gostaria de um cenário desses para celebrar um dos dias mais importantes de sua vida?
Mas essa vibe gostosa e casual pode deixar as mulheres super em dúvida de o que usar quando chega a hora do casamento. Pensando nisso separamos algumas dicas, sugestões de looks e de produtos que podem te ajudar a fazer aquela produção dos sonhos!
Casamento é uma ocasião formal!
A primeira grande dica que vale para todos os convidados do casamento, mulheres, homens, madrinhas e padrinhos, é: por mais que você esteja na praia não se esqueça que a ocasião pede formalidade. Você está em um casamento!
Para ajudar um pouco mais é muito importante que você entenda com os noivos, qual será o local exato do casamento. Será uma cerimônia pé na areia? Ou será em uma pousada ou restaurante apenas com vista para a praia? Na primeira hipótese o casamento acaba ficando um pouco mais informal mesmo, permitindo um dress code levemente despojado.
E na segunda opção, o traje já é um pouco mais formal. Procure se informar no convite do casamento, no site, pergunte aos noivos, procure por fotos do local, enfim, ache essa informação a qualquer custo. É ela que vai ditar todo o seu look.
É importante também procurar saber se os noivos solicitaram algum dress code específico ou se simplesmente pediram para evitar alguma peça ou cor. Se existirem restrições, respeite.
Vestidos estampados, com super decotes, fendas, recortes, fluidos, de renda renascença ou qualquer outra que seja mais rústica são os mais indicados.
Nas cores, dê preferência para tons alegres, vibrantes ou pastéis. Evite apenas os vestidos lisos de tons muito claros que podem ficar parecidos com o vestido da noiva. A não ser, é claro, que os noivos peçam para todos irem de branco ou tons próximos do branco.
Cuidado com o salto!
Se a cerimônia for pé na areia, esqueça totalmente os saltos altos e finos. Não existe nada mais deselegante do que não estar adequada para o ambiente e sair apoiando em todo mundo para chegar até o seu assento.
Dê preferência para as rasteirinhas e se você não abrir mão do salto, para as anabelas. Os vestidos podem ser curtos ou longos.
Não carregue o look.
Evite qualquer informação que deixe a peça muito pesada e com cara de noite, como por exemplo, vestidos com muita pedraria ou com tecidos brilhantes ou de cores escuras como preto e marrom. Peças assim, na maioria das vezes, não vão combinar com o clima do casamento.
Se o casamento for com vista para a praia porém em um ambiente mais requintado, quase não existe diferença para o look de um casamento na cidade.
De qualquer maneira, a modelagem dos vestidos, da mesma forma que no casamento pé na areia, pode ter um design mais amplo, com um look mais esvoaçante ou explorar bastante as fendas, recortes, estampas e cores leves e alegres.
O salto também pode ser mais moderado do que em um casamento na cidade. E a make precisa ser mais leve. De resto, não muda muito.
A melhor dica para casamento na praia
Mas a principal dica para você acertar no look de um casamento na praia, independente de como ele vai ser é explorar bastante a regrinha do Hi-lo. Para quem não sabe, isso significa equilibrar a produção.
Por exemplo, se você achou um vestido que amou e que possui pedrarias mas você quer usar de qualquer forma, pegue leve na make e nos acessórios. Se ele for de modelagem esvoaçante ajuda também a deixar o look mais despojado.
Outro exemplo, se você for usar rasteirinha, escolha um vestido longo, capriche na clutch e no restante dos acessórios. Se o seu vestido é mais simples, por exemplo, de modelagem bem básica, invista nos acessórios. Se ele for curto, que tenha um trabalho diferenciado no tecido e/ou na modelagem.
No dois últimos casos faça uma produção especial para o cabelo e make, respeitando é claro o horário e ambiente da cerimônia.
Não caia na armadilha de usar aquele seu vestido de malha, curto, que é um pouco mais arrumadinho, que você usa por exemplo para sair à noite quando vai para a praia. Muito provavelmente ele não é adequado para um casamento.
Quanto aos acessórios, clutchs de palha e outros materiais de fibra natural vão super bem. Pulseiras e brincos de resina ou de materiais rústicos e ao mesmo tempo sofisticados como madeira, marfim, madrepérola e marcassita podem dar o tom de todo o look.
Os acessórios de temática exótica e oriental também são ótima pedida. Dê preferência para as anabelas de tom nude que ficam mais elegantes pois tendem a sumir, dando destaque para o vestido. As metalizadas também caem bem e trazem sofisticação.
Investir em uma rasteirinha statement com pedrarias bem imponentes pode fazer toda a diferença na produção. Só não exagere no brilho!
A dica da Personal Stylist é olhar para o guarda-roupa primeiro. Provavelmente você já tem o vestido certo para o casamento no seu armário. Use-o, adaptando os acessórios, a maquiagem e o cabelo para a ocasião!