sapato
Descubra qual é seu estilo!
Responda a um teste de estilo rápido e saiba quais peças têm a sua cara e te fazem se sentir linda e segura!
Faça o teste agora mesmo!
oculos escuros
Fechar
teste de estilo

O Estilo da Mulher Brasileira

Não poderíamos começar 2018 sem contar um pouquinho do que aprendemos com vocês ao longo do ano de 2017 e dos últimos 5 anos estudando as preferências de vestuário, o comportamento e o estilo da mulher brasileira. Quer saber qual é a conclusão? Então vem com a gente!

Com o objetivo de trazer informação e reflexão sobre o comportamento da mulher brasileira, consolidamos no ano de 2017 os dados de mais de 8000 mulheres que já realizaram o nosso teste de estilo respondendo sobre suas preferências na hora de escolher roupas, acessórios, cores e estampas para montar um look.

Conheça o nosso teste de estilo

O nosso teste de estilo é baseado na teoria dos 7 estilos universais de Alyce Parsons e Mimi Dorsey. Esta teoria, cruza as preferências relacionadas ao vestuário com o comportamento para traçar perfis e estilos universais que quando misturados formam sempre uma imagem única. Vamos explicar como funciona.

Nossa imagem é sempre formada pela mistura de 2 a 3 dos 7 estilos universais. Um deles, o que aparece mais, é considerado como o estilo predominante, que tem mais a ver com a nossa essência e personalidade. Esse estilo geralmente nos acompanha por toda a nossa vida.

Temos também mais outros 2 estilos formando a nossa imagem e esses, são chamados de secundários. Os estilos secundários estão bastante relacionados com circunstâncias da nossa vida podendo assim serem alterados de tempos em tempos ou até mesmo aparecer com maior ou menor intensidade em determinados momentos da vida.

Se você já fez o nosso teste de estilo, sabe do que estamos falando, não é? Se você ainda não fez e ficou curiosa para entender um pouco mais sobre o seu estilo predominante e seus estilos secundários, faça aqui o nosso teste. É rápido e super interessante!

Estilo básico é predominante na escolha do vestuário da mulher brasileira

Das mais de 8 mil usuárias da nossa plataforma que responderam ao teste de estilo, 25% dizem optar por um look natural/esportivo para sair de casa. Adeptas de roupas práticas, casuais, de modelagem básica, confortáveis e leves, elas disseram ainda preferir sapatos baixos e roupas soltas no corpo.

estilo natural ou esportivo

A nossa pesquisa apontou, ainda, que 21% se consideram refinadas, usuárias de peças clássicas e com detalhes sofisticados e luxuosos. Os demais estilos, em ordem, apontados pelas entrevistadas são o romântico (17%), o tradicional (15%), o sexy (10%), o dramático/urbano (8%) e o criativo (4%).

Segundo a nossa fundadora e Personal Stylist Juliana Brasil, o estilo básico ou natural/esportivo foi eleito o preferido entre as brasileiras devido ao nosso clima tropical e à falta de conhecimento das mulheres sobre seu próprio estilo. “No calor, queremos algo confortável e até os acessórios incomodam. Isso conta muito na hora de optar por um vestuárioMas também existe uma queixa recorrente entre nossas clientes, comprovada pela pesquisa: 85% das usuárias da nossa plataforma disseram possuir dúvidas recorrentes relacionadas à sua imagem. Ou seja, muitas vezes, por insegurança ou medo de errar, a mulher deixa de vestir algo que reflita sua personalidade”, conta.

A elegância do estilo refinado

Dentre os 7 estilos universais, o refinado, segundo Juliana, mostra a preocupação das mulheres em serem elegantes e se adequarem ao ambiente profissional. 92% das entrevistadas responderam que trabalham fora de casa. “Se sentir bem, para as brasileiras, é muitas vezes, se sentir elegante."

estilo refinado

A ousadia dos estilos Dramático/Urbano e Criativo

Os estilos que menos pontuaram, o criativo e o dramático urbano são os dois mais diferentes e ousados. Nossa Personal Stylist, afirma que "as brasileiras ainda têm muito receio em exprimir sua personalidade em suas roupas e tentam seguir sempre um mesmo padrãoAs londrinas, por exemplo, são extremamente desapegadas de qualquer tipo de regra ou padrão. Cada mulher tenta expressar ao máximo suas crenças e valores através do seu estilo de vestir independente do look que está na moda”.

estilo urbano estilo criativo

Sexy sem ser vulgar

Apesar de serem consideradas mulheres sensuais pelo mundo todo, o estilo sexy ficou em quinto lugar. “Fazemos associação direta de sensualidade à vulgaridade, o que não é verdade. A vulgaridade está no excesso”, explica Juliana Brasil.

estilo sexy

As principais dúvidas da mulher brasileira

Baseado no atendimento das mulheres em nossa plataforma e também em outras pesquisas que desenvolvemos durante o ano de 2017 para conhecer a fundo o comportamento e as principais dúvidas das nossas clientes, chegamos às seguintes conclusões:

  • 85% possuem dúvidas relacionadas à imagem e vestuário;
  • 60% das mulheres não sabem como combinar suas roupas
  • 56% não sabem como usar a roupa para valorizar os pontos fortes do corpo ou não conhecem as cores que lhes caem bem.

Quando possuem dúvidas relacionadas ao estilo:

  • 68% buscam informações na internet;
  • 63% compram roupas e acessórios na internet com frequencia
  • 85% das mulheres hoje acessam a internet via dispositivos mobile

Por isso a My Personal Stylist existe!

Para você que chegou ao final deste post e ainda não conhece a MyPS: somos uma startup composta por especialistas em moda e tecnologia com o propósito de levar mais confiança e autoestima para todas as mulheres. A primeira e única plataforma do Brasil que entrega serviços de Consultoria de Imagem e Estilo de maneira automatizada.

A ideia surgiu do desejo da nossa personal stylist e fundadora da startup, Juliana Brasil, de tornar o serviço da Consultoria de Imagem mais acessível a todas as mulheres do país e a qualquer momento:

"Ajudamos nossas usuárias a conhecerem melhor seu corpo, estilo, entender o que lhe cai bem, como combinar roupas e a fazer compras mais conscientes e acertadas através da nossa curadoria e indicação de peças de acordo com o perfil. Ou seja, a My Personal Stylist ajuda as mulheres a saberem o que as valoriza e como expressar sua identidade, auxiliando nas escolhas individuais mais adequadas, pois acreditamos que, assim, elas se sentirão mais confiantes e seguras com a sua imagem."

Sobre Juliana Brasil

Juliana Brasil é personal stylist, idealizadora e CEO da plataforma My Personal Stylist. Publicitária e especialista em Gestão de Negócios, atua como personal stylist há mais de 5 anos atendendo a mulheres, homens e empresas e contribuindo com pautas para os principais veículos de Minas Gerais como Globo Minas e Jornal Estado de Minas. Para conhecer um pouco mais sobre ela e sobre a nossa missão, confira o vídeo abaixo!

ver infográfico
Seleção MYPS
Ver todas as dicas

Processando..

carregando