Xadrez vichy: todas as formas de usar e abusar dessa tendência
O xadrez é sempre uma tendência da moda de sucesso garantido. Desta vez, o queridinho da temporada é o xadrez vichy, um tipo de estampa xadrez mais delicada, clássica e que dá um toque super feminino ao look!
O xadrez vichy, conhecido também como gingham, ficou famoso nos anos 50 ao ser usado por Brigitte Bardot, quando no auge do estilo pin-up escolheu um vestido com esse quadriculado para se casar e também adotou a estampa nas suas produções do dia a dia!
O xadrez por si só
Talvez você nunca tenha entendido muito bem, mas provavelmente já reparou no número de estampas com diversos tipos de xadrez diferentes, certo? Então, o xadrez realmente tem essa grande variedade, o que chamamos de padronagem.
Temos por exemplo o xadrez tartã, que possui quadrados maiores e normalmente aparece com tons de vermelho. Outro exemplo é o xadrez príncipe de gales, onde as cores sóbrias, como o cinza e preto, predominam e por isso é mais usado em roupas de alfaiataria e peças masculinas. Tem também aquela padronagem popularizada por Coco Chanel, o xadrez pied-de-poule, que lembra um pé de galinha.
Já o xadrez vichy, tem geralmente quadrados menores e uma divisão bem definida entre as cores e espaçamentos. No passado, era muito comum encontrar a estampa nos tons de vermelho, branco e preto e elas foram associados durante muito tempo às toalhas de piquenique.
Como usar o xadrez vichy?
Dá para diversificar, e muito, as produções com o xadrez vichy e montar looks para vários estilos. A estampa em um tom básico ou neutro costuma ser a favorita das mulheres de estilo Natural/Esportivo.
Por preferirem looks leves e confortáveis, mulheres desse estilo tem muitas peças básicas e ao mesmo tempo despojadas em seu guarda-roupa. Então, nada melhor do que combinar o xadrez vichy de tom neutro com um jeans ou uma t-shirt básica.
Se você adora um look diferente com estilo mais criativo, pode optar pelo quadriculado mais espaçado. Eles trazem um ar moderno e original ao look e você pode brincar com as sobreposições e mistura de peças. Você pode usar a estampa em um casaco ou sobretudo, em uma saia midi ou short, na própria camisa e muito mais. Complemente a produção com os acessórios inusitados e peças coloridas que você com certeza tem no armário!
Caso tenha um estilo mais delicado e romântico, pode ao contrário do exemplo anterior escolher um espaçamento menor entre os quadrados.
Dessa forma o xadrez cria um ar bucólico e vintage, o que reforça o estilo feminino. Vestidos rodados ou com babados podem trazer um ar retrô e bem leve ao look.
Usar cores mais sóbrias na peça estampada e dar destaque aos detalhes, como os sapatos e acessórios também dão um toque especial a produção. Experimente!
Ouse!
O preto e branco são cores clássicas no xadrez gingham, mas esses tons não são obrigatórios. A estampa também pode vir em cores diferentes e em peças que não são óbvias, como nas calças e saias com modelagens diferentes, e também em combinações inusitadas como no mix de estampas.
A dica da Personal Stylist é aproveitar as variedades do xadrez vichy e infinitas possibilidades de combinações para adaptá-lo ao seu estilo! Cuidado apenas com o uso da estampa em partes do seu corpo que você não gosta tanto. Escolha uma parte estratégica do seu corpo e explore a estampa nela. Deixe a parte que você quer disfarçar com uma peça de roupa lisa e preferencialmente de cor escura.