sapato
Descubra qual é seu estilo!
Responda a um teste de estilo rápido e saiba quais peças têm a sua cara e te fazem se sentir linda e segura!
Faça o teste agora mesmo!
oculos escuros
Fechar
teste de estilo

Dress Code: Entenda o código de vestimenta de uma vez por todas

Seja um Dress Code para o trabalho ou para o lazer, pode ser um desafio se vestir de acordo com o que a ocasião pede.

Quem nunca se sentiu um peixinho fora d’água por ter ido a uma festa ou reunião com uma roupa que destoava da maioria?

Eu já, e garanto que a falta de informação é um dos principais motivos que levam alguém a passar por uma situação que pode gerar algum tipo de constrangimento.

O que é Dress Code

Tradução: código de vestimenta.

De acordo com o Dicionário Cambridge, Dress Code seria uma maneira aceita de vestir-se para uma ocasião particular ou em um grupo social particular.

Essas situações de uso do Dress Code podem incluir roupas para eventos sociais, para o trabalho ou até mesmo para a escola.

O Dress Code Real

Sabe-se que, a princípio, uma das funções dos códigos de vestimenta era a de distinguir os nobres dos plebeus.

Um bom exemplo seria a utilização do corante púrpura. Na antiguidade, o direito ao seu uso era reservado aos reis, imperadores e alto clero.

Apesar de acontecer séculos mais tarde, a coroação da Rainha Elizabeth II da Inglaterra também foi marcada pelo uso dessa cor.

A cerimônia foi em 1952 e a rainha vestiu manto e coroa, forrados em veludo púrpuro. Hoje o púrpura virou elemento de moda e todos podem usá-lo, basta desejar.

Assim como ele, outros códigos foram sendo ampliados e passaram a organizar as mais variadas situações sociais, como festas, casamentos e funerais.

dress code real

A origem do Dress Code informal

No século XVIII, os hábitos refinados franceses ditavam os costumes da época em muitos países. Sedas, rendas e veludos rebordados eram matérias-primas muito utilizadas.

Assim, os nobres e a burguesia se vestiam de maneira bastante formal, desempenhando verdadeiros rituais diários.

Para ter-se uma ideia, os trajes femininos eram divididos por funções.

As apresentações matinais na corte (preto e branco), o momento depois das apresentações (dourado e branco) e as recepções, festivais e o teatro que seguiam os caprichos da moda.

Os trajes masculinos podiam ser tão ou mais ornamentados que os trajes femininos.

dress code informal

Nessa mesma época, na elite inglesa, aconteceram inovações nos trajes de acordo com a vida no campo e os esportes ao ar livre como a caça e o tiro ao alvo. A roupa se tornou mais funcional e prática.

Dessa maneira aparecem os trajes informais até mesmo para situações mais formais.

Para as roupas femininas casuais eram usados tecidos de algodão branco ou estampado, vindos das colônias.

Essa estética irá inspirar o vestuário de várias colônias inglesas. Quem gosta desse tipo de material recomendo acompanhar a sua evolução na Inglaterra atual com o nome de Liberty London.

dress code elite inglesa

O Dress Code contemporâneo

Com o fim da monarquia francesa, a Inglaterra se tornou uma das grandes referências quando o assunto é hábitos e rituais de convívio social.

A Debrett é uma empresa britânica de treinamento profissional, editora e autoridade em etiqueta moderna, fundada em 1769 com a publicação da primeira edição de "The New Peerage: A Nova Nobreza ou Gentileza".

De acordo com a empresa, o Dress Code inglês pode ser dividido em algumas categorias:

  • White Tie;
  • Black Tie;
  • Morning Dress; (Formal Day Dress)
  • Lounge Suits;
  • Formal Smart Casual;
  • Informal Smart Casual;

Para representar cada tipo de Dress Code nada melhor do que os casais Kate e William; Harry e Meghan, herdeiros do trono inglês.

A vida deles é pautada por um rígido código de vestimenta que deve ser aplicado à risca, de acordo com cada situação social vivenciada.

São ótimos exemplos para que possamos compreender com clareza as diferenças entre White Tie e Black Tie ou Formal Smart Casual e Informal Smart Casual.

Confira as informações a seguir, assim como o comparativo entre as terminologias usadas pela Inglaterra, Estados Unidos e Brasil.

White Tie

White Tie ou Full Dress é o mais formal dos códigos de vestimenta.

A aristocracia o usava como traje formal noturno padrão até a Segunda Guerra Mundial.

No entanto, hoje não é mais tão comum. Assim, alguns eventos podem mesmo deixar que os convidados optem entre vestirem-se de White Tie ou de Black Tie.

Costuma ser usado à noite para certas cerimônias, como bailes reais e jantares de estado.

Uma alternativa a ele seriam os trajes típicos da terra natal do convidado, como por exemplo, o indiano, o chinês ou o árabe.

Isso geralmente será indicado no convite. Também pode ser especificado para casamentos noturnos formais e bailes de caridade.

White Tie para mulheres

Vestidos longos para noite, formais, em tecidos ricos, podendo mostrar o decote. Vestidos curtos não são aceitáveis.

Este é o momento para as melhores joias e pedras preciosas. Aqui é bom compartilhar uma curiosidade sobre o uso de tiaras.

Tradicionalmente, elas são usadas ​​pela primeira vez pelas noivas e, posteriormente, por mulheres casadas. É incorreto que as jovens usem tiaras em qualquer ocasião.

Com vestidos de manga curta ou sem manga, podem-se usar luvas longas, mas não são obrigatórias.

Caso a manga do vestido seja longa, dispensa-se o uso das luvas. Devem ser retiradas na hora de comer, permanecendo no colo, embaixo do guardanapo.

As bolsas devem ser pequenas e elegantes. Os sapatos são fechados e discretos, de bico afinado e salto alto fino. Quase não aparecem devido ao comprimento da saia do vestido.

white tie

Black Tie

É uma roupa formal que pode ser usada para jantares, festas e bailes. Na Inglaterra também recebe o nome de Dinner Jacket.

Nos Estados Unidos é conhecida como Smoking ou Tuxedo. No Brasil ainda encontramos os termos Gala, Rigor ou Tenue de Soirée.

Black Tie para mulheres

Usar vestido de noite ou saia longos, ou pelo menos midi, geralmente é melhor. Evite vestidos muito volumosos para um jantar, exceto se houver dança.

Calças podem ser usadas, desde que nas versões mais largas, como as pantalonas.

O tecido deve ser adequado para a noite, como o cetim, o shantung ou o crepe, todos de seda. A composição final deve ter um efeito bem luxuoso.

Joias ou bijuterias finas e vistosas são apropriadas. Uma bolsa elegante de noite pode ser usada.

Complemente com uma meia-calça finíssima preta ou cor da pele. Cuidado! Certifique-se de que o tom pele seja bem próximo ao seu próprio tom.

Os sapatos são fechados, chiques e delicados, de solado e saltos finos. Podem ser forrados com o mesmo tecido da roupa.

Caso o vestido seja midi, pode ser interessante optar por um modelo mais vistoso com bordados ou brilhos.

black tie

Dress Code Formal Dia

Morning Dress

É tradicional para homens e mulheres em casamentos e algumas funções oficiais e eventos diurnos formais.

Na Inglaterra, deve ser adotado caso a Rainha Elizabeth esteja presente. No entanto, não deve ser usado em um evento que começa depois das seis da tarde.

Nos Estados Unidos essa não é uma roupa muito usada, exceto para os noivos em recepções de casamento.

Aqui no Brasil esse traje também pode ser visto em casamentos, por isso falaremos sobre esse assunto mais adiante.

Morning Dress para mulheres

Vestido ou saia usados com um paletó ou bolero. No verão escolha algo com mangas ou alças largas. Não deve ser curto ou revelador demais. O comprimento ideal seria abaixo dos joelhos.

Chapéus são comuns, especialmente para casamentos. É bom escolher um modelo simples, que possa ser mantido durante todo o dia e que esteja bem ajustado na cabeça.

As joias são mais discretas, como as pérolas, que podem ser uma boa escolha. Evite saltos muito altos ou sapatos de estilo noturno, com muito brilho. A meia calça é recomendada, mas não essencial.

A própria Kate Middleton dispensou o seu uso em eventos recentes. Para manter a formalidade do look, a roupa e os acessórios eram bem clássicos e discretos.

dress code formal

O casal Harry e Meghan representam uma versão um pouco mais contemporânea do traje.

morning dress

Lounge Suits

Lounge Suits é uma expressão que só é vista nos convites. Outros termos mais usados seriam Dark Suit (Costume Escuro) ou Business Suit (Costume de Negócios). Seria o equivalente ao que aqui no Brasil chamamos de traje Passeio Completo ou Social.

É usado ​​para a maioria dos eventos de negócios, tanto durante o dia como à noite. Também aparece em muitos eventos sociais, como almoços, recepções, jantares, casamentos, batizados e funerais.

Lounge Suits para mulheres

Look noturno

Para eventos noturnos, um vestido elegante (midi ou longo) com ou sem casaco, é uma escolha adequada.

Look diurno e trabalho

Para eventos diurnos ou trabalho, as mulheres podem usar vestido tubinho, terninho ou tailleur mais discreto.

Mulheres que trabalham em escritório, por exemplo, podem optar por vestidos elegantes sob uma jaqueta ajustada.

À noite, a jaqueta pode ser removida. Sapatos de saltos médios podem ser trocados por algo mais alto. Os acessórios se tornam mais chamativos.

Troque também a bolsa grande diurna por algo menor e mais elegante.

Lounge Suits Diurno

lounge suits dia

Lounge Suits Noturno

lounge suits noite

Smart Casual

O Smart Casual pode ser um Dress Code difícil de interpretar, pois depende do convite e do tipo de evento. Um convite impresso sugere um evento mais elegante do que um que foi enviado por mensagem ou e-mail.

Vale a pena lembrar que os eventos na cidade geralmente são mais elegantes e formais do que os realizados no campo ou praia.

Assim como os eventos noturnos são mais elegantes do que os diurnos. Da mesma forma, se o anfitrião é muito tradicional ou de uma geração mais antiga, o estilo pode ser mais formal.

Assim, esse Dress Code pode ser divido em duas categorias distintas: o estilo casual formal e o casual informal.

No Brasil o traje equivalente ao Formal Smart Casual seria o Esporte Fino, Passeio ou Tenue de Ville.

Nos Estados Unidos seria chamado de Business Casual. Já para o Informal Smart Casual, o traje similar brasileiro seria o Esporte ou Casual.

Dress Code Business Casual

Formal Smart Casual para mulheres

O vestido curto bem cortado, de tecido fino, com ou sem blazer, é uma escolha segura para as mulheres.

Evite estampas ou detalhes muito chamativos. Outra opção seria investir nas calças sociais.

As joias ou bijuterias são discretas. As bolsas são de tamanho médio a pequeno.

Os sapatos podem ter uma plataforma discreta e o salto um pouco mais grosso. Para uma situação mais festiva, pode-se usar uma sandália de salto.

dress code business casual

Dress Code Casual Chic

Informal Smart Casual para mulheres

A calça jeans deve ser impecável e as roupas esportivas ou de praia evitadas, a menos que a ocasião o exija.

No entanto, alfaiataria e saltos em excesso também podem parecer errados.

Se você não tiver certeza, descubra o máximo possível sobre o que outras pessoas pretendem usar e, se isso não for possível, pergunte ao anfitrião ou à anfitriã.

Esteja preparado para ajustar a sua roupa no último minuto.

Para as mulheres, isso pode significar: trocar os saltos por sapatilhas, tirar joias vistosas demais ou retirar um paletó e vestir um cardigã.

dress code casual chic

Dress Code Casamento

Aqui no Brasil o Morning Dress dos ingleses é conhecido como Fraque. É usado por noivos mais clássicos.

Trata-se de um casaco cinza escuro de abotoamento simples e cauda. Ideal para cerimônias até às 18 horas.

A noiva que acompanha esse traje usaria um vestido longo, um pouco rodado, com uma leve cauda.

dress code casamento

Para aquele casal que não é tão tradicional assim, pode-se optar por um Meio-Fraque, aonde o paletó é como os de modelagem clássica, sem cauda.

A noiva que complementa essa produção deve estar bem glamorosa. De preferência usando um vestido longo bem rodado e com cauda. Use após as 18 horas.

Casamento noturno

Casamentos noturnos sem tanta pompa pedem o Lounge Suits ou Passeio Completo. Seria um costume ou um terno, escuro para a noite e um pouco mais claro para o dia.

A camisa é clara e a gravata é prata. Aqui o vestido de noiva é longo, com a saia menos rodada, com ou sem uma pequena cauda. Também cabe um vestido midi rodado.

dress code vestido noiva

Casamento no campo

No campo, a calça mais clara que o paletó pode ser uma ótima opção como no Formal Smart Casual ou Esporte Fino.

A gravata é opcional. Essa noiva vestiria algo mais leve, até mesmo mais curto, na altura dos joelhos.

Casamento na praia

Já na praia, a roupa pode ser toda clara e o uso do paletó, abolido como no Informal Smart Casual ou Esporte.

A noiva desse enlace usaria um modelo de vestido curto ou longo prático e confortável, com ou sem um pequeno véu.

dress code vestido curto

Dress Code para entrevistas de emprego

Não existe um Dress Code único para esse tipo de situação. Tudo irá depender de como se vestem os outros funcionários da empresa aonde será feita a entrevista.

Ambiente formal

Se for o ambiente mais formal de uma empresa grande e/ou tradicional, vá de Lounge Suits: costume + gravata para o homem e o terninho para a mulher.

Bons exemplos dessa categoria são escritórios de Direito, Contabilidade e empresas multinacionais.

Ambiente informal

Mas se for algo mais informal, ainda que arrumado, como um escritório de Engenharia, Publicidade ou Arquitetura o Formal Smart Casual pode ser uma boa pedida.

O homem elimina a gravata e a mulher, usa peças formais que não sejam organizadas em conjuntinhos.

formal smart casual

O Informal Smart Casual cabe somente para empresas bem informais. Algumas áreas são as de tecnologia, criação e culinária.

Tanto para o homem quanto para a mulher, o paletó sai de cena e entra a jaqueta, o cardigã e o suéter.

No entanto, deve-se avaliar o nível hierárquico do cargo almejado. Caso seja uma função de gerência opte pelo Dress Code mais formal do Formal Smart Casual.

informal smart casual

Dress Code Trabalho

Hoje em dia parece que está acontecendo uma flexibilização na maneira de se vestir.

Muitas vezes, o que importa é você sentir-se seguro e autêntico. Cuidado! Não são todos os ambientes profissionais que permitem tanta liberdade.

As empresas necessitam que os seus funcionários sejam o espelho de tudo o que elas querem comunicar para o mercado.

Mercado e valores

Assim como na entrevista de emprego, o que manda nesse Dress Code são os valores da empresa, os mercados aonde ela atua, o tipo de produto ou serviço que ela vende, para quem é vendido, etc.

Qual tipo de roupa usar

Para saber qual tipo de roupa usar, siga as orientações dadas para uma situação de entrevista de emprego.

Inclua itens de moda ou que representem o seu estilo de maneira pontual. Assim você não deixa de ser você mesmo e também não comete nenhuma gafe.

Cores

A cor é uma ferramenta interessante para transformar um vestido sério em algo mais jovial e alegre, como no modelo amarelo de Meghan.

Outras opções seriam adicionar casacos e chapéus como a boina branca da foto. Ela trouxe uma boa pitada de charme para o resultado final do look sem deixá-lo carregado.

dress code empresarial

Caso precise de boas opções de roupas para festas ou trabalho, consulte os nossos serviços de consultoria, os textos informativos e as opções de peças disponíveis no shopping do site.

Um beijo!


consultora de imagem

Julia Bello é Consultora de Imagem e Personal Stylist a mais de 10 anos. É responsável pelos cursos e treinamentos das Consultoras de Imagem e Estilo da MyPS.


Para o seu Look

  • BOLSA CLUTCH ACRILIC CAPUCHÃO
    SHOP2GETHER BOLSA CLUTCH ACRILIC CAPUCHÃO 898,00
  • SCARPIN COM RECORTES COURO AREIA
    LUIZA BARCELOS SCARPIN COM RECORTES COURO AREIA 429,00
  • CALÇA PANTALONA LUI - VERMELHA
    GEŌRGIA CALÇA PANTALONA LUI - VERMELHA 379,00
  • Colar Manoo Manoo Ródio
    DAFITI Colar Manoo Manoo Ródio 45,00
  • VESTIDO TUBINHO BICOLOR
    RENNER VESTIDO TUBINHO BICOLOR 119,90
  • BLAZER FASHION ALFAIATARIA
    AMARO BLAZER FASHION ALFAIATARIA 259,90
  • VESTIDO MIDI ESTAMPADO AMARRAÇÃO
    AMARO VESTIDO MIDI ESTAMPADO AMARRAÇÃO 209,90
  • VESTIDO LONGO CREPE SATIN OMBRO
    TVZ VESTIDO LONGO CREPE SATIN OMBRO 239,98 959,90

Ver todas as dicas

Processando..

carregando